Nossa Senhora da Luz dos Pinhais (de Curitiba)
Dia 8 de setembro é comemorado o dia de Nossa Senhora da Luz dops Pinhais, padroeira de Curitiba.
Curitiba, Corituba ou ainda Corityba, vem de Coreu ou Curi que significa "pinhão" e Tuba ou Tyba,"muito". Curitiba, terra de muito pinhão. Em 29 de março de 1693, foi criada a Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais de Curitiba, quando os povoadores se reuniram na capela de pau a pique, onde já se encontrava a imagem da santa padroeira, Nossa Senhora da Luz, trazida pelos portugueses. Nesse momento foram aclamados, como autoridades, seis homens de sã consciência, que fizeram seu juramento, perante o Padre Antonio de Alvarenga.
Curitiba só se tornou capital em 26 de julho de 1854. O Paraná, que era uma Comarca de São Paulo, adquiriu autonomia em 19/12/1853.A escolha da sua capital foi disputada também por outras cidades (Paranaguá, Castro, Lapa e São José dos Pinhais).
Não se sabe ao certo a data da criação da paróquia Nossa Senhora da Luz de Curitiba. Aceita-se como provável o ano de 1668. É certo que em 1683 foi rubricado um livro de registros de batizados. Padre João de Souto é o seu primeiro pároco.
Havia em Curitiba mais quatro outras igrejas: a da Ordem Terceira de São
Francisco das Chagas ( a edificação, de 1737, hoje é o edifício mais antigo da cidade), a de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, a de São Francisco de Paula, e a do Senhor Bom Jesus do Cabral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário